sábado, 24 de março de 2012

Sociedade: A Loucura condicionada

Atenção: Essa é uma trama de ficção, qualquer semelhança com a realidade procure um psicólogo. Você deve estar ficando louco.

Você já parou pra pensar se você e louco? Você se perguntou: e se as pessoas que andam nas ruas são loucas, e as que se internam num hospício são normais? Será que nosso comportamento é digno de uma pessoa sã? Comprar o que não precisa, falar o que não quer falar vestir o que não queremos vestir, pra impressionar alguém que nem gostamos fingindo ser o que não somos. Pra mim isso é loucura, você já parou pra pensar quantas coisas sem nexo fazemos, pra fingir que somos civilizados. Até hoje não entendo porque as pessoas dão Bom Dia. Desejar Bom Dia é ótimo, agora dizer bom dia inconscientemente depois de já ter visto a pessoa por uns 10 minutos e perda de tempo. É loucura. E mesmo vale pra um aperto de mão, qual a lógica do aperto de mão? Por acaso você médium e vai sentir a energia da pessoa ao apertar a mão dela? Provavelmente é mas não sabe, e você não acredita nisso, porque aperta mão quando fecha um negócio?


Porque a sociedade disse que você tinha que fazer isso. A sociedade é uma fábrica de pessoas erradas. Porque presa uma filosofia que já nasceu ultrapassada: a tradição. Aqui em São Paulo as pessoas dão três beijinhos no rosto e dizem: "Se der dois você não casa". Mas você já fez uma estatística, pra saber se todas as pessoas que sempre receberam três beijinhos no rosto casaram? Porém eu não tenho nada, contra o 3 beijinhos eu tenho contra a tradição. Porque uma geração costuma ser mais evoluída que sua anterior, só que se ela seguir fielmente as tradições ela não vai evoluir. Por isso eu acho que ao invés de seguir cegamente os costumes irracionais da sociedade, como aquele que diz que você deve ser hipócrita na entrevista de emprego, você deve ter bom senso e a racionalizar, o que realmente vai ser útil pro futuro da humanidade. Ao invés de falsear ser legal, sendo "educado" ajude alguém que necessita que aí sim você vai ser legal de verdade.

Isso aqui era pra ser um conto sobre um sociedade secreta. Mas um texto se escreve sozinho de acordo com as idéias que vão se encaixando, e acabou saindo uma dissertação.


Por: Allan Salles Ribeiro da Silva

Nenhum comentário:

Allan Salles Ribeiro da Ailva. Tema Simples. Tecnologia do Blogger.